Título: O Pássaro.
Autora: Samanta Holtz.
Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira (Selo da Editora Novo Século).
Sinopse:
Caroline Mondevieu é filha de um poderoso Barão e tem tudo o que uma dama da época poderia querer: status, riqueza e um ótimo partido para se casar. Seus sonhos, no entanto, vão muito além de vestidos caros ou um bom marido; ela quer ser dona do próprio destino. Sua vida muda completamente quando encontra Bernardo, um charmoso domador de cavalos que parece ter o dom de irritá-la. Eles não conseguem se entender até quando percebem que, para alcançar o sonho em comum da liberdade, terão que passar por cima das suas diferenças e se unirem num arriscado plano que promete transformar suas vidas para sempre. Grandes emoções os aguardam em sua jornada; perseguição, mistérios, ciganos e o despertar de um sentimento que insiste em se manter escondido. Mas o que parece tão simples envolve muito mais magia e coincidências que eles podem imaginar, além da descoberta de segredos, até então, muito bem guardados. Uma história romântica e surpreendente que irá prender sua atenção desde a primeira página. Você está preparado?
Minha Resenha
O livro narra a história de Caroline Mondevieu, que vive na Europa do século XII.
No primeiro capítulo, deparamo-nos com Caroline criança. Ela é uma criança levada, mas inocente. Seu pai é o Barão Enézio Mondevieu; bem sucedido, porém frio, tem uma mãe e irmã (Antonelle e Elizabeth, respectivamente), que são como as mulheres e meninas devem ser - obedientes, caladas. Tem como amigo Filip, que é como um irmão para ela.
E é na infância que ela descobre que no meio de tanta pomposidade, postura e vestidos, há um lugar, nas terras de seu pai em que as pessoas trabalham, sofrem. Uma dessas pessoas é Bernardo, uma criança um pouco mais velha que ela. Sua mente se enche de perguntas, mas é também, quando criança, que ela descobre a crueldade e o que é ter o coração partido.
Caroline cresce, mas as dúvidas, ideias e pensamentos não a deixam. Agora, quase adulta, ela vê mais claramente como o coração de seu pai é duro - importando-se mais com o que a sociedade diria com que o bem-estar familiar. A mesma sociedade que ela odiava, por ter como padrão mulheres como meros objetos para serem admirados quando requisitados, mas as mulheres nunca deviam ser ouvidas. Deviam calar-se, obedecer a seu pai e depois, à seu marido.
Mas Caroline não quer ficar calada. Ela não quer joias, ela não quer vestidos, muito menos um casamento arranjado - ela quer ser dona de si própria. Quer tomar suas próprias decisões e descobrir o que é melhor para ela. "LIBERDADE" é a palavra que mais ecoa em sua mente.
Mas toda liberdade tem seu preço. Deve Caroline deixar todos que ama (Elizabeth, sua irmã, Antonelle, sua mãe e Filip, seu amigo), no dia do seu casamento arranjado para trilhar um caminho incerto? Para, com ajuda de um domador de cavalos, conseguir sair das terras de seu pai?
Esse foi o último livro que li em 2013 e posso dizer que fechei com chave de ouro! A autora Samanta Holtz realmente falava sério com "vai te prender desde a primeira página". Não é exagero, muito menos a Sam é convencida rsrs
Gosto muito de romances históricos, e amei o trabalho da Sam em seu romance de estreia. Suas narrações me faziam viajar para as terras inexploradas do Sr. Mondevieu, me fez sentir o que Caroline sentia - suas angústias, medos, felicidades.
Amei como os personagens evoluíram - principalmente Caroline e Bernardo, mas também Antonelle e Elizabeth.
A história é surpreendente. Te faz rir, chorar, sonhar!
Fico muito feliz que a literatura nacional atual esteja tão boa :D
Super recomendo a leitura!
Visual do livro
As folhas são amareladas (♥). O livro tem 477 páginas (nem é tão grosso, vai!).
O meu é autografado! ♥
Conheci a Sam na Bienal do Livro daqui do Rio, no ano passado.
Bem, o que falar da Samanta, minha gente? Ela é uma fofaaaa, simplesmente! Ela foi super atenciosa comigo, mesmo eu sendo maluca :P (ela não teve medo de mim!) rsrs
Sam, quero que saiba que te admiro muito, e amo seu trabalho. Espero que venha muuuuuitos livros seus e que eles só melhorem. Quero ter todos eles aqui na minha estante e me orgulhar de você ser uma ótima escritora - e o melhor, brasileira!
O que outros leitores dizem sobre "O Pássaro" e da Samanta Holtz.
""O Pássaro" passa sentimentos autênticos, uma história para nunca se esquecer."
- Ademilson Filocreão do blog "Livros de Ademilson"
" Samanta Holtz é uma das belas promessas da literatura Brasileira."
- Luana Melo do blog "Pensamento...Apoteose da dúvida"
"É um romance cheio de vida, de superação. Brilhantemente escrito e desenvolvido, deixa-nos plenamente satisfeitos ao final."
- Luciana Silva do blog "Sobre Livros"
""O Pássaro" é um grito de liberdade, e tenho certeza que muitos serão tocados por essa linda lição! Ainda estou encantada e não encontrei as palavras certas para descrevê-lo."
- Adriana Brazil, autora do livro "Outono de Sonhos"
Beijos,
Tai.
Acompanhe o blog nas redes sociais:
Que resenha mais lindaaaaaaaaaaaa :D
ResponderExcluirTaiane, querida, AMEI o capricho com o qual você montou o post!! As fotos caprichadas, as descrições cuidadosas, a explicação do desenrolar da história aos leitores do seu blog... e é claro que eu não fiquei com medo de você! kkkkkkkkkk Você é uma fofa!!! <3
Obrigada pelas lindas palavras não somente sobre o livro como também as que dedicou a mim... que bom saber que o livro realmente a prendeu desde a primeira página, e que não fiquei com fama de convencida :P hahahahaha!!!
Beijo enorme, AMEI a resenha!!!
Sam
Que bom que gostou!!! Foi com muito carinho!
ExcluirTentei explicar a história sem dar muito spoiler hahaha Pensei que não ia conseguir (quanto mais a gente gosta de um livro, mais a gente quer falar sobre ele).
Sério que você não ficou com medo da minha cara de fã maluca??? Hahahahaha! Brincadeira :D
Ele não apenas me prendeu, ele me amarrou haha Passei madrugadas lendo! Não conseguia parar. Depois de Beth Levitt quero ver o que você está aprontando na sua nova história. Já sei que vai ter uma das suas pegadinhas que deixa todo mundo de queixo caído.
Obrigada, de novo, Sam!! <3
Beijos,
Tai.
Morro de vontade de ler esse livro, sempre vejo ótimos comentários! Tua resenha ficou muito boa!
ResponderExcluirBeijão.
http://www.garotadolivro.com/
Que bom que gostou da resenha! Super recomendo a leitura :)
ExcluirBeijos.