Título: Onde a lua e a montanha se encontram.
Autora: Grace Lin.
Editora: Moderna.
Páginas: 272.
No Vale da Montanha Infrutífera, uma garotinha chamada Minli passa os dias no campo trabalhando pesado, e as noites, ouvindo o pai contar as fantásticas histórias sobre a Dragoa de Jade e o Velho Homem da Lua. A mãe de Minli, cansada da vida pobre, pede a ela que não encha sua cabeça com tolices. Mas Minli acredita nessas histórias e sai em busca do Velho Homem da Lua, na esperança de que ele possa mudar a sorte de sua família. Ao longo do caminho, ela encontra toda espécie de criaturas mágicas, incluindo um dragão que a acompanha em sua extraordinária jornada.
"Onde a Lua e a Montanha se encontram" narra a história de Minli, uma menina chinesa que vive em um vilarejo pobre e trabalha numa plantação de arroz. Sua única forma de fugir da vida difícil é por ouvir as lendas que seu pai contava e sonhar com elas.
Entretanto, Minli fica cada vez mais triste com a situação financeira de sua família e decide mudar isso. Com as instruções de um peixinho dourado falante e a ajuda de um dragão chamado Dragão que não sabe voar, ela vai atrás do Velho Homem da Lua, que parece ser o único homem que pode responder todas as perguntas de Minli.
Não conhecia esse livro até ganhá-lo da escola.
É um livro infanto-juvenil que conta um pouco sobre a cultura oriental. O livro é cheio de fábulas; aquelas histórias mirabolantes que é impossível que sejam reais, mas que nos enchem de esperança.
O enredo me lembrou um pouco "O Mágico de Oz", de Baum, com algumas exceções, é claro, do plano em que a história se passa.
Um livro curtinho, divertido e tocante, que nos faz pensar na importância da relação com amigos e família e de nunca desistir dos sonhos.