quinta-feira, 10 de julho de 2014

Adaptações de Orgulho e Preconceito (Parte I)

Quase todo mundo conhece o clássico "Orgulho e Preconceito", de Jane Austen, mas será que você conhece também as adaptações da obra para as telinhas?


1940


A versão de 1940 foi a primeira adaptação de "Orgulho e Preconceito". O filme é americano, e foi dirigido por Robert Z. Leonard, o roteiro escrito por Jane Murfin, Helen Jerome e Aldous Huxley (autor de "Admirável mundo novo"), e teve Greer Garson (como Elizabeth) e Laurence Oliver (como Darcy) nos papéis principais.
O filme, em preto-e-branco, foi bem aceito na época e acabou ganhando o Oscar de Melhor Direção de Arte; porém, para os fãs de Jane Austen, há algumas críticas sobre características da adaptação como o óbvio erro de figurinos. (Pesquisando, descobri que o figurino foi reciclado do filme "E o vento levou...", sendo que este se passa nos EUA, em 1861, enquanto Orgulho e Preconceito, na Inglaterra, em 1797 ).


Assista ao trailer:

Para baixar, clique aqui. Para comprar, clique aqui.


1980


"Orgulho e Preconceito", de 1980, foi uma minissérie de 5 capítulos produzida pela BBC. Foi dirigida por Cyril Coke e roteiro por Fay Weldon. Elizabeth Bennet foi representada por Elizabeth Garvie e Mr. Darcy por David Rintoul.
A minissérie recebeu, em 1981, duas indicações ao BAFTA (Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão), de melhor figurino e melhor iluminação de TV.


Assista um trecho:

Para baixar, clique aqui. Para assistir online, clique aqui.


1995


A versão de 1995 é considerada uma das mais fiéis adaptações da obra. Produzido por Sue Birtwistle (BBC), a minissérie, de 6 capítulos, teve seu roteiro escrito por Andrew Davis e direção de Simon Langton.
A série ganhou dois Emmys e recebeu indicações ao BAFTA  por "Melhor Seriado de Drama", "Melhor Figurino", e "Melhor Make Up/Cabelo" em 1996. Jennifer Ehle (Elizabeth Bennet) ganhou o BAFTA como "Melhor Atriz", e Colin Firth (o Mr. Darcy preferido de 9 entre 10 fãs de Jane Austen), foi indicado como melhor ator também no BAFTA e ganhou na mesma categoria pelo Broadcasting Press Guild de 1996.

Assista a abertura:

Para baixar, clique aqui. Para comprar, clique aqui.


2005


É a adaptação mais linda visualmente falando. (O que são aquelas cenas ao ar livre? *0*) Teve o roteiro de Deborah Moggach, direção de Joe Wright (dirigiu "Desejo e Reparação", pré-produziu "Anna Karenina") e direção de fotografia de Roman Osin ("A Loja Mágica de Brinquedos").
Orgulho e Preconceito de 2005 foi muito bem aceito pela crítica e foi indicado ao Oscar nas categorias Melhor Atriz, Melhor Trilha Sonora, Melhor Direção de Arte, Melhor figurino, além de outras indicações no Globo de Ouro e no British Academy Film Awards.

Assista ao trailer:

Para baixar, clique aqui. Para comprar, clique aqui.



Quem aí conhecia essas adaptações? 
Na próxima semana teremos a parte II com as adaptações modernas do livro. ;)
PS.: EXISTEM OUTRAS ADAPTAÇÕES DE ORGULHO E PRECONCEITO, PORÉM DEMOS PRIORIDADE À ESSAS QUE ESTÃO DISPONÍVEIS PARA SEREM ASSISTIDAS.


4 comentários:

  1. Eu sou completamente apaixonada por esse livro! Mas devo confessar que só vi a adaptação de 2005, e por ela que conheci P&P. A adaptação de 1940 ficou uma comédia com aquele figurino! Mas as outras parecem muito boas.

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Orgulho e Preconceito é muito amor <3
      Eu também conheci a história por meio da adaptação de 2005! Acho uma das mais lindas :)
      A de 1940 foi a única que ainda não assisti, até por medo hahahaha
      As outras são realmente ótimas! Vale a pena assistir.

      Obrigada pela visita! Darei uma passadinha no seu blog.
      Beijos.

      Excluir
  2. Oi, se voce precisar de um site para hospedar e compartilhar seus arquivos, visite o http://Minhateca.com.br é um site de armazenamento e compartilhamento de arquivos com espaço ILIMITADO e totalmente gratuito! Sem tempo de espera ou qualquer restrição, download ilimitado e super rápido - 100% GRATIS!

    ResponderExcluir
  3. Keira de Lizzie *¬*
    Tbm só conheci pelo filme de 2005.

    ResponderExcluir