Bárbara Mendes começou a cantar com 14 anos e estudou canto popular em conservatórios santistas e, desde cedo, mostrava interesse por jazz, blues, bossa nova e R&B. A música norte-americana sempre foi sua maior influência, mas tem Tom Jobim, Chico Buarque e Milton Nascimento como grandes fontes de inspiração na música popular brasileira.
Seu novo cd, “Short Stories”, é uma coletânea de canções compostas por Babi entre os anos de 2003 e 2010. O jazz e o blues se misturam servindo de pano de fundo para cada canção. Elas contam pequenas histórias, por isso “short stories”, ou “contos” em inglês. Babi Mendes é jornalista, professora de inglês e português, mas o que mais gosta de escrever não é notícia, nem literatura, mas canções.
“Estou muito realizada com esse projeto. Não só pelo fato de cada canção me transportar para um momento bem específico da minha vida, mas pelo fato delas terem tomado corpo de maneira tão surpreendente. Sou eternamente grata aos músicos que participaram desse projeto e não imaginava que o conjunto fosse resultar numa obra tão sólida, verdadeira e original. Jazz é o gênero da fusão, das misturas, e foi bem esse o clima das gravações: todos acrescentaram idéias, imprimiram seus estilos e deram vida às músicas”, conclui.
Ella Fitzgerald, Billie Holiday, Betty Carter e Nina Simone são referências no trabalho desenvolvido por Babi, assim como as cantoras contemporâneas Norah Jones, Diana Krall, Diane Schurr, Jane Monheit e Karrin Allyson. No repertório, desde 2003, quando retomou sua atividade como cantora em Santos, estão standards de jazz de compositores como Duke Ellington, Nat King Cole, Benny Goodman, George e Ira Gershwin, Louis Armstrong e Cole Porter.
“Enquanto eu amar igualmente o canto e a escrita, outros como esse podem surgir...” (Babi)
Você pode ouvir as músicas no site:
www.babimendes.com.br
E baixar o álbum de graça aqui:
http://www.amusicoteca.com.br/?p=3518
Contato:
fone:
11 949807710
email:
contato@babimendes.com.br