terça-feira, 15 de outubro de 2013

Resenha - Passarinha




PassarinhaTítulo: Passarinha (Original: Mockingbird).
Autora: Kathryn Erskine.
Editora: Valentina.
Páginas: 224.

Sinopse: No mundo de Caitlin, tudo é preto e branco. Qualquer coisa entre um e outro dá uma baita sensação de recreio no estômago e a obriga a fazer bicho de pelúcia. É isso que seu irmão, Devon, sempre tentou explicar às pessoas. Mas agora, depois do dia em que a vida desmoronou, seu pai, devastado, chora muito sem saber ao certo como lidar com isso. Ela quer ajudar o pai – a si mesma e todos a sua volta –, mas, sendo uma menina de dez anos de idade, autista, portadora da Síndrome de Asperger, ela não sabe como captar o sentido. Caitlin, que não gosta de olhar para a pessoa nem que invadam seu espaço pessoal, se volta, então, para os livros e dicionários, que considera fáceis por estarem repletos de fatos, preto no branco. Após ler a definição da palavra desfecho, tem certeza de que é exatamente disso que ela e seu pai precisam. E Caitlin está determinada a consegui-lo. Seguindo o conselho do irmão, ela decide trabalhar nisso, o que a leva a descobrir que nem tudo é realmente preto e branco, afinal, o mundo é cheio de cores, confuso mas belo. Um livro sobre compreender uns aos outros, repleto de empatia, com um desfecho comovente e encantador que levará o leitor às lágrimas e dará aos jovens um precioso vislumbre do mundo todo especial dessa menina extraordinária.
                                            
 
O livro é narrado por Caitlin, que é autista, mas não sabe disso. Ela não gosta da frase "Vamos Conversar Sobre Isso" e usa letras maiúsculas em palavras que julga importantes, como "Coração". Ela ama minhocas de gelatina e cada vez que diz algo educado como "Obrigada", "Não há de quê", recebe um adesivo por Sua Educação.

Mas Devon, irmão de Caitlin, foi assassinado e desde esse dia, que Caitlin nomeou como "O Dia Em Que Nossa Vida Desmoronou", ela tem que lidar com isso.
Ela sempre olha para o armário de madeira inacabado de seu irmão. Ela deve conviver com as lembranças um tanto distantes mas tão vívidas de quando seu irmão estava com ela, apoiando-a, protegendo-a. 
Seu pai está desnorteado com a perda e a única pessoa que a ajuda é a terapeuta da escola, Sra. Brooks. Com ela, ela entende o que é finesse, empatia e ser amigo de alguém, pois sempre foi difícil cultivar amizades, já que seus colegar a acham esquisita.
Um dia, ela lê o significado da palavra "Desfecho" no dicionário e é isso que ela está determinada a buscar; tanto pra ela e para seu pai quanto para seu novo amigo Michael.

                                                               
 Devo dizer que esse livro realmente me tocou. Ele trata de assuntos profundos de maneira simples, aos olhos de uma menina de 10 anos. Uma narrativa leve e ao mesmo tempo penetrante, daquelas que a gente não se esquece tão cedo. Acho que todos nós deveríamos aprender um pouco mais sobre a vida, o respeito e o amor com a Caitlin.
A diagramação do livro é ótima e a capa é simplesmente encantadora! O título é furta-cor, dando um contraste à imagem da menina da capa, em preto e branco.
As folhas são amareladas e no começo de cada capítulo tem um desenho de passarinhos em cima das páginas.
Eu dou 5 (ou mais) estrelas nesse livro!
Quote:

Compre:
Saraiva.com.br Siciliano Submarino Livraria da Travessa Livraria Cultura

Adicione:
 

Capas:
  

E aí, quem já leu ou ficou com vontade de ler?






Siga o blog:
  

4 comentários:

  1. Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, mas depois da sua resenha fiquei morrendo de vontade de lê-lo. Acho muito interessante que a autora tenha abordado o tema do autismo, eu nunca ouvi falar de nenhum outro livro que fosse sobre isso. E eu adoraria descobrir como Caitlin encontra o desfecho de que ela e o pai tanto precisam.
    Amei o blog e já to seguindo.

    Bjs,
    Samira
    http://spoiledonbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É porque a editora ainda é pequena e nova, por isso não é muito conhecida...
      Fico feliz que a resenha tenha te deixado com vontade de ler o livro! Ele merece ser lido, com certeza :) É muito emocionante.
      Beijos,
      Tai.

      Excluir
  2. Oi sou a Nynne do skoob, não sou muiito fã deste tipo de livro; gosto mais de mistério, aventura, daqueles que passam em colégios e entre outros.
    Passa no meu blog:
    http://www.ynynnesweet.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena, já que esse livro é muito bom!
      Eu sou bem eclética nas minhas leituras e também gosto dos estilos de livro que você citou. Vou tentar ler mais livros nessa linha :)
      Passo sim!
      Beijos!

      Excluir