domingo, 25 de maio de 2014

Desafio - A Poem a Day


Há uns dias, passeando pela internet, encontrei esse projeto/desafio super legal! Pelo o nome dá pra ter uma noção do que se trata, né?
O desafio "Poem a day" consiste em escrever, durante o mês de junho, um texto por dia de qualquer gênero - poesia, crônica, conto - sobre os temas determinados por Vanessa Chanice, que criou o projeto.


O objetivo desse projeto é estimular a criatividade e divulgar os escritores da blogosfera :D
Os textos vão ser postados no grupo do Facebook e ao final de cada dia, a Vanessa irá selecionar 3 melhores textos!

Saiba mais sobre o projeto aqui.

E aí, o que acha de eu postar um texto por semana? Escreva um comentário com sua opinião ;)

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Resenha - Quero ser Beth Levitt


     Título: Quero ser Beth Levitt
     Autora: Samanta Holtz
     Editora: Novo Século
     Páginas: 544
  Sinopse: Amelie Wood perdeu os pais aos doze anos e, desde então, vive em um abrigo de meninas. Com a chegada do seu décimo oitavo aniversário, ela vive agora o temido e esperado momento de deixar o lugar que a acolheu por toda a adolescência para enfrentar o mundo em busca dos seus sonhos. Seu bem mais precioso é o velho exemplar do romance que sua mãe lia para ela, na infância. "Doce Acaso" contava a história de Beth Levitt, uma jovem que, como ela, amava o balé e tinha a vida transformada ao conhecer o príncipe Edward. Amie suspira ao reler incansavelmente aquelas páginas, imaginando quando o príncipe da vida real baterá em sua porta... Por isso, ao soprar as velas, não tem dúvida quanto ao seu pedido: "Quero ser Beth Levitt!". Através de grandes coincidências e uma trajetória que ela jamais imaginaria, Amie se vê, de repente, no fascinante mundo do cinema, cara a cara com o príncipe mais lindo que sonharia encontrar e lutando para se esquivar da maldade de muita gente invejosa, contando, para isso, com sua melhor arma: um coração puro.





Amie é órfã - perdeu seu pai num acidente e sua mãe de uma doença. Ela vive num abrigo desde os 12 anos, onde é muito apegada às suas "irmãs" de coração. Apesar de ter os pais somente em seus pensamentos, a presença deles ainda é vívida - tudo o que ela faz reflete ao modo ao qual foi criada; até mesmo sua maior paixão, o ballet, também fora o de sua mãe. Sua mãe também deixou uma "herança", o livro "Doce Acaso", do qual ela nem sabia que mais tarde viria a ser o maior sonho de sua filha.



Quando faz 18 anos, Amelie tem a certeza que quer ser como Beth Levitt - conhecer seu príncipe e ter seu "felizes para sempre". O que ela não sabe, por ser um tanto imatura, é que o mundo lá fora é cheio de pessoas ruins que vão tentar de tudo para passar por cima de seus sonhos.


Ela tem de descobrir sozinha que apesar da maldade das pessoas ainda existe o bem no mundo. E que seus sonhos podem sim se tornar realidade, mesmo que seja de maneira inusitada.


Quero ser Beth Levitt é um livro que quer fazer-nos acreditar que tudo acontece porque deve acontecer - "nada é por acaso". Mas também quer mostrar, até mesmo pros mais desacreditados, que os sonhos podem vir a ser realidade, apesar de, por vezes, precisarem de esforços para acontecerem. 
Admito que comprei o livro julgando-o pela capa (que é linda demais!), mas ele não me decepcionou! Quando o terminei, me senti leve. Como se eu fosse capaz de fazer tudo! 


O livro me divertiu muito, e também fez pensar. Amie tinha praticamente tudo para ser alguém infeliz, fria, mas ela é uma pessoa doce e amável. Ela não deixa que as dores da vida a façam virar uma pessoa de quem ela não gostaria de ser. Nesse ponto, a protagonista é bem forte, apesar da imaturidade por conta da pouca idade e falta de conhecimento. Ela cresce durante a trama, levando-a a entender pontos de seu passado que até então passaram despercebidos. Amei isso na personagem!

Autografado! ♥ A Sam é uma fofa! Amei a dedicatória!

A escrita da Samanta novamente mostra-se deliciosa! Me sentia à vontade para ler capítulos e mais capítulos, sem parar. Mal acabava um capítulo e já ia para outro, querendo saber o que iria acontecer a seguir.


 A única coisa que me incomodou um pouco foi a repetição de algumas expressões como "Amie mordeu os lábios". É interessante quando imaginamos a expressão de cada personagem quando reage a certos acontecimentos, mas às vezes ela acabou atribuindo essas "manias" à outros personagens, além de, ao longo da história, nem precisarmos mais ler que ela "mordeu os lábios", pois já estamos familiarizados com o que ela faria, então acho desnecessário a repetição. Porém, esse detalhe não é nada que prejudique a história (acho que é mais uma coisa minha!).


A diagramação do livro é realmente maravilhosa! Cada capítulo começa com um quote e os pés de uma bailarina (♥) e a divisão nos capítulos são as sapatilhas. 
As folhas são amareladas (♥).
No começo achei a fonte um pouco pequena, mas depois me acostumei (sou míope).


Eu amei o livro e super recomendo, ainda mais para quem ama o ballet e o cinema, como eu!
Estou cada vez mais curiosa para ler o próximo livro da Sam, "Renascer de um Outono", e ver o que ela aprontou dessa vez! (Ela ama nos fazer chorar!)

E você, já leu, ou quer ler?


domingo, 18 de maio de 2014

Livros físicos vs. Ebooks

Depois de mil anos de sumiço, aqui estou eu para falar de um assunto que tem repercutido por aí: a diferença entre livros físicos e e-books.

Vamos analisar os dois, colocando os prós e contras pra te ajudar na hora de resolver comprar.

Celulares/tablets/kindle/kobo

Prós celulares e tablets: Por serem utilizados no dia-a-dia, é bem mais fácil de baixar algum aplicativo como o Amazon Kindle, em que você cria sua conta e pode acessá-la de qualquer aparelho móvel e - mágica! - você tem seus arquivos de livros em todos eles.

Prós Kindle e Kobo: Ambos com a mesma ideia de produto: oferecer praticidade e tecnologia ao leitor. Você pode baixar mais de mil livros digitais e ler sem precisar da internet. Alguns, como o Kindle Paperwhite e Kobo Glo não têm reflexo da luz natural ou artificial, para ficarem mais parecidos com papel. São leves, finos e fáceis de carregar. Cabem no bolso! Além disso, tem fonte e tamanho ajustáveis.

Contras: Por serem aparelhos de valor, chamam atenção e o usuário corre o perigo de perder seus bens. Ter livros digitais em celulares e tablets pode ser prático, mas o reflexo e letras pequenas pode atrapalhar. O Kindle e o Kobo, apesar de serem apropriados para a leitura, ainda apresentam alguns erros e bugs, além de que o preço dos livros digitais podem ser iguais aos físicos. É fácil encontrar ebooks grátis, porém muitos deles são disponibilizados de forma ilegal, que prejudica os autores das obras.

Livros

Prós: Livros sempre são bons presentes, e é sempre bom quando a gente pega um livro com aquela dedicatória de um amigo(a). Além de serem gostosos de cheirar (!)

Contras: Pesados, fontes e letras não ajustáveis (!) :(

    _______________________________________________

Como a gente pôde ver, os digitais são mais práticos e com os livros físicos nós temos apego emocional :)

Eu prefiro os livros físicos, mas acho super legal quem consegue ler livros digitais! rsrsrs


______________________________________________________________________________

Há um tempo, a Intrínseca fez um vídeo pra ilustrar os prós e contras de ambos. Veja só!

E aí, qual você prefere?