quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Resenha - Lady Susan

Título: Lady Susan
Autora: Jane Austen
Editora: (Não publicado no Brasil).
Páginas: 73

Sinopse: Este romance epistolar, uma das primeiras obras completas que a autora nunca submeteu a publicação, descreve os esquemas da personagem principal, a viúva Lady Susan, enquanto ela busca um novo marido para ela, e outro para a filha.

Resenha: Diferente de todos os outros livros de Austen, Lady Susan é um livro escrito somente em cartas tanto da própria Lady Susan para seus amigos e vice-versa, quanto cartas entre os personagens que envolvem a estória. Lady Susan é uma viúva bonita, arrogante, egoísta e que ama flertar.
Vemos o relacionamento dela com sua filha, que não é lá dos melhores; ela quer a obrigar a se casar com alguém que ela odeia.
Ao mesmo tempo, flerta com todos os homens à sua frente; mesmo se esse homem for aquele de quem sua filha ama.
É uma das "short stories" de Jane Austen. Por mais diferente que seja esse livro dos outros; em que as jovens, com bom caráter procuram por um amor, Austen continua com seu jeito único de escrever - irônico, com personagens bem definidos. 
É uma história divertida, com final surpreendente (apesar de ficarmos com muita raiva de Lady Susan), que merece ser lido para conhecermos um pouco mais da escrita de Jane.

Curiosidades: "Lady Susan" é um pequeno romance epistolar escrito possivelmente em 1794, na adolescência de Jane Austen, mas nunca submetido por ela à publicação. O público só pôde tomar conhecimento do livro a partir de 1871. Foi uma das primeiras obras completas de Jane Austen.


Ps.: Esse livro não foi publicado no Brasil, mas pode ser lido em PDF aqui.


6 comentários:

  1. Respostas
    1. Leia! Compre em Inglês, daquela coleção que você tem, tem Lady Susan!

      Excluir
    2. daquela celoção pocket linda?! não creio! o.O

      Excluir
  2. Mas um livro para a minha listinha, espero que consiga ler todos ainda esse ano .-.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é super curto, dá pra ler em um dia ;)

      Excluir
  3. Adoro Jane Austen! Pena não ter esse livro traduzido =/

    ResponderExcluir