sábado, 21 de setembro de 2013

Entrevista - Paula Pimenta

O post de hoje está super especial! A entrevista é com ninguém mais ninguém menos que Paula Pimenta!
Para quem não sabe, Paula Pimenta é autora das séries Fazendo meu filme e Minha vida fora de série, além dos livros Apaixonada por palavras, de crônicas, Confissão, de poemas e mais recentemente, O livro das princesas, junto com as autoras Patrícia Barboza, Lauren Kate e Meg Cabot no qual Paula escreveu uma releitura da história da Cinderella. 

A Paula contou pra gente um pouco dessa ligação dela com as histórias que escreve. Confira abaixo:


T- Seus livros abordam mais o público infanto-juvenil. Você já pensou em escrever algo voltado pro público jovem-adulto?
P- Sim, já pensei, inclusive tenho algumas ideias. Mas estou com vários projetos mais imediatos ainda para o público adolescente, então primeiro vou colocá-los em prática. Mas com certeza está nos meus planos escrever livros com protagonistas mais adultos.

T- Qual é a principal mensagem que você procura passar nos seus livros?
P- Gosto de mostrar através das minhas personagens que não devemos ficar parados, esperando as coisas baterem em nossa porta. O ideal é correr atrás da realização dos sonhos e fazer todo o possível para realizá-los. Só assim podemos encontrar não só um, mas vários finais felizes!

T- Todos nós sabemos como é difícil publicar um livro e ser reconhecido. Como foi, para você, conseguir publicar e alcançar tantas pessoas com seus livros?
P- Quando eu comecei a escrever “Fazendo meu filme”, nem imaginava que ele seria publicado. Eu escrevia pra mim, sem pretensão nenhuma. Só quando terminei é que senti uma vontade grande de ver o livro impresso e de mostrar para todo mundo. Conseguir uma editora foi a realização de um sonho, mas apenas três anos depois é que eu comecei a responder “escritora” quando tenho que dizer minha profissão. Hoje em dia sou escritora em tempo integral e sou muito feliz por isso! No começo, eu achava que o meu livro só ia servir pra enfeitar a estante do quarto das minhas amigas e família, nem imaginava que alguém mais iria lê-lo. Um dia depois do lançamento, eu fiquei até meio triste, pois eu havia esperado tanto por aquele momento e de repente ele tinha chegado e passado… Mas logo começaram a chegar vários e-mails e recados de leitores elogiando, comecei a ser convidada para dar palestras em escolas, recebi pedidos e mais pedidos para escrever continuações da história… Esse retorno todo foi uma surpresa muito boa!

T- Qual é a parte mais difícil e a mais edificante de ser escritora?

P- Acho que o retorno dos leitores é o melhor de tudo. Saber que alguém leu e gostou muito de algo que escrevi é uma sensação mágica. A parte difícil é que não existe descanso. O tempo inteiro estou criando mentalmente, tirando inspiração dos acontecimentos do dia a dia para novas histórias… Mas quando trabalhamos com o que gostamos é como se vivêssemos em férias constantes! Então, não tem problema!

***
E aí, gostaram?
Parece que podemos esperar vários livros novos da Paula vindo por aí!


9 comentários:

  1. u.u adorei Tai, amoo a Paula, adoroo todos os livros dela. Sucesso com o seu blog. bjs
    Letícia
    www.macupilame.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A Paula é uma das melhores autoras nacionais do momento, já li dois livros dela e me apaixonei pela escrita da autora, sem falar que ela é uma fofa é.

    Beijoks, Van - Blog do Balaio
    http://migre.me/gadDl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo os livros dela, também :) Ela é suuuper fofa!

      Excluir
  3. Eu gostei da entrevista.
    Conheço a escritora e suas obras só por nome mesmo. Nunca tive a oportunidade de ler nenhum de seus livros ainda. Mas tenho vontade.

    www.minhassimpressoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu estou tão feliz, ela irá está na Bienal de Maceió e eu vou ter a oportunidade de conversar ou pelo menos pegar um autógrafo dela *u*

    ResponderExcluir
  5. Fernanda Backendorf16 de outubro de 2013 14:16

    Pergunta para ela, da próxima vez, se ela sabia que iam ter continuações do Fazendo o Meu Filme depois de escrever o primeiro?

    ResponderExcluir
  6. Ameei ,amo os livros da Paula , já li os livros dela e todos são ótimos ,ele sempre me surpreende positivamente ,já a conheci e ela é super fofa e muito simpática *---* #quevenhamvfs3 :)

    ResponderExcluir