domingo, 18 de maio de 2014

Livros físicos vs. Ebooks

Depois de mil anos de sumiço, aqui estou eu para falar de um assunto que tem repercutido por aí: a diferença entre livros físicos e e-books.

Vamos analisar os dois, colocando os prós e contras pra te ajudar na hora de resolver comprar.

Celulares/tablets/kindle/kobo

Prós celulares e tablets: Por serem utilizados no dia-a-dia, é bem mais fácil de baixar algum aplicativo como o Amazon Kindle, em que você cria sua conta e pode acessá-la de qualquer aparelho móvel e - mágica! - você tem seus arquivos de livros em todos eles.

Prós Kindle e Kobo: Ambos com a mesma ideia de produto: oferecer praticidade e tecnologia ao leitor. Você pode baixar mais de mil livros digitais e ler sem precisar da internet. Alguns, como o Kindle Paperwhite e Kobo Glo não têm reflexo da luz natural ou artificial, para ficarem mais parecidos com papel. São leves, finos e fáceis de carregar. Cabem no bolso! Além disso, tem fonte e tamanho ajustáveis.

Contras: Por serem aparelhos de valor, chamam atenção e o usuário corre o perigo de perder seus bens. Ter livros digitais em celulares e tablets pode ser prático, mas o reflexo e letras pequenas pode atrapalhar. O Kindle e o Kobo, apesar de serem apropriados para a leitura, ainda apresentam alguns erros e bugs, além de que o preço dos livros digitais podem ser iguais aos físicos. É fácil encontrar ebooks grátis, porém muitos deles são disponibilizados de forma ilegal, que prejudica os autores das obras.

Livros

Prós: Livros sempre são bons presentes, e é sempre bom quando a gente pega um livro com aquela dedicatória de um amigo(a). Além de serem gostosos de cheirar (!)

Contras: Pesados, fontes e letras não ajustáveis (!) :(

    _______________________________________________

Como a gente pôde ver, os digitais são mais práticos e com os livros físicos nós temos apego emocional :)

Eu prefiro os livros físicos, mas acho super legal quem consegue ler livros digitais! rsrsrs


______________________________________________________________________________

Há um tempo, a Intrínseca fez um vídeo pra ilustrar os prós e contras de ambos. Veja só!

E aí, qual você prefere?

2 comentários:

  1. Li por muito tempo ebooks ilegais, mas me sentia mal rsrs agora que trabalho posso comprar meus livros :D mas prefiro mil vezes livros fisicos, se for pra 17 dólares em um ebook, é mais viável esperar por uma promoção em alguma livraria pro mesmo livro :p

    http://pequenamiia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns ebooks, principalmete clássicos, são de graça legais. Quando o ebook não é clássico, ou seja, não é de domínio püblico precisa da autorização do autor para ser disponibilizado. Alguns autores colocam seus ebooks bem baratos, aí vale a pena!!! Eu também prefiro os físicos, amo tê-los na minha estante rsrs :)
      Seja bem-vinda e volte sempre!
      Beijinhos,
      Tai.

      Excluir